Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente;
– Cartão S.U.S. (se possuir);
– Comprovante de endereço (se possuir).
Se o paciente for menor de idade, é obrigatória a apresentação do Registro Geral (RG) do responsável.
A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.
As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.
Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita.
Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.
Não é permitida a entrada de alimentos no hospital. Todo e qualquer alimento ofertado será providenciado pelo serviço de nutrição do PAI ZN.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
Caso haja dúvida da continuidade do uso de medicação no momento da internação ou alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença de um farmacêutico.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se faz uso contínuo e/ou se é alérgico a algum tipo de medicamento.
No ato da internação do paciente na enfermaria ou admissão no setor de observação do pronto atendimento, o acompanhante receberá orientações a respeito dos horários das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário, não será permitida a presença de visitantes nos setores
Horário de visitas
PRONTO SOCORRO:
– Diariamente em três horários:
Manhã: das 10:30h às 11:30h
Tarde: das 16:00h às 17:00h
Noite: das 20:00h às 21:00h
Serão permitidas duas pessoas por vez e não poderá haver revezamento. Em caso de intercorrências no pronto socorro a visita poderá ser suspensa e/ou atrasada.
ENFERMARIAS:
– Diariamente em três horários:
Manhã: das 11:00h às 12:00h
Tarde: das 15:00h às 16:00h
Noite: das 20:00h às 21:00h
Serão permitidas duas pessoas por vez e não poderá haver revezamento. Em caso de intercorrências no setor de internação (enfermaria) a visita poderá ser suspensa e/ou atrasada.
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.
O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação; em horários de atendimento familiar agendados com a equipe multiprofissional ou durante os horários de visitas.
Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.
É proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou indivíduo leigo, sem autorização expressa. Para realização de tais procedimentos, deve haver ciência e concordância do pacientes e seus familiares.
É proibido filmar e/ou fotografar as dependências e profissionais do hospital. Se tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.)
O PAI ZN coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.). Um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 8 às 17:48 horas, de segunda a sexta feira. Finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pela equipe assistencial.
Formas de Contato:
– Caixa de Sugestão, localizada próximo ao serviço social do pronto atendimento; – Pessoalmente, na sala do S.A.U. (em frente a sala de espera do pronto atendimento); – Email: sau@paizn.spdm.org.br
– Telefone: (11) 2099-6099 Ramal 6121
É importante que você saiba:
Consentimento informado:
O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento do paciente ou seu responsável para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência:
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Não havendo sucesso nesse contato, e havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional.
Transferência para outro hospital:
Este procedimento acontecerá sempre que o Hospital não atender à especialidade indicada, não dispuser de tratamento proposto pelos nossos profissionais ou não tiver leito disponível. O Hospital responsabiliza-se em entrar em contato com o hospital de destino para verificar a possibilidade de receber o paciente. O Hospital informará a transferência aos familiares, entregando ao responsável pelo paciente a via original do resumo de alta, com especificação de transferência e exames.
Política de silêncio:
Para que haja pronta recuperação e pensando no bem-estar do paciente solicitamos a você, a seu acompanhante e às suas visitas que respeitem as orientações de silêncio dentro dos quartos e nos corredores das unidades e também o número de visitas. Pedimos gentileza de que a utilização de celulares não seja feita nos corredores e que mantenha um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar outros pacientes.
Conservação do Patrimônio Público:
O Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte é um hospital público. Sendo patrimônio público cabe a todos zelar por ele, preservando-o e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.