Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

Desde o início da gestão SPDM, a busca da excelência na prestação de serviços de saúde sempre esteve presente no PAI ZN.

Trabalhamos com um sistema de qualidade que visa à melhoria contínua do atendimento aos pacientes, agilidade nos serviços, segurança e eficiência.

A unidade possui protocolos de assistência implantados e revisados, sempre em sintonia com as melhores práticas assistenciais existentes.

Gestão de Segurança

A Segurança do Paciente é prioridade no PAI ZN. A unidade possui equipe multiprofissional envolvida nos processos de segurança que estão em constante capacitação e sensibilização para uma assistência segura e de qualidade. Os processos em implantação estão sendo mapeados com os possíveis riscos. Medidas de prevenção são tomadas no sentido de promover maior segurança.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) está estabelecido no PAIZN e a comissão participa ativamente na sensibilização, acompanhamento e orientação às notificações de incidentes na unidade. Por meio de reuniões mensais, estratégias são pensadas e implantadas a partir das notificações direcionadas ao NSP.

A implantação de boas práticas de segurança aos pacientes são baseadas em diretrizes nacionais e internacionais. Dentro as diretrizes que nos cabe, estão em andamento:

ROPS(Requered Organizational Practice) - BOAS PRÁTICAS PARA SEGURANÇA DO PACIENTE

Comunicação

  • Identificação do paciente;
  • Informação na transferência;
  • Reconciliação medicamentosa;

Uso de Medicamentos

  • Controle de eletrólitos concentrados

Ambiente de trabalho

  • Treinamento se Segurança do Paciente

Controle e prevenção de infecção

  • Higiene das mãos;
  • Práticas de segurança na utilização de medicamentos;

Cultura de segurança

  • Analise prospectiva de segurança do paciente.
ORIENTAÇÕES PARA GUARDA DE MEDICAMENTOS
ORIENTAÇÕES PARA USO SEGURO DE MEDICAMENTOS

Importante

SUA SAÚDE DEPENDE DE UMA BOA COMUNICAÇÃO!

Pergunte, questione, você poderá ajudar nesse processo de segurança.

Você faz mais perguntas quando compra um eletrodoméstico, um carro ou quando vai ao restaurante que durante sua consulta médica ou sua internação ou de seu familiar.

Você pode melhorar a qualidade e a eficácia de seu tratamento, fazendo perguntas simples a seu médico ou aos profissionais de saúde.

1.Você pode explicar melhor meu diagnóstico?

2. Existem alternativas a este tratamento?

3. Quais exames tenho de fazer?

4. Como se escreve o nome deste medicamento?

5. Este medicamento tem efeitos colaterais?

6. Este medicamento vai interagir com os medicamentos que eu já estou tomando?

7. Tenho de alterar a minha dieta alimentar, para que estes medicamentos façam melhor efeito?

8. Este tratamento interfere em minhas atividades do dia a dia?

9. Posso esperar para decidir se inicio este tratamento?

10. Quais são as possíveis complicações?