Perguntas Frequentes

Quais documentos são necessários para a internação dos pacientes?

Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente;

– Cartão S.U.S. (se possuir);

– Comprovante de endereço (se possuir).

Se o paciente for menor de idade, é obrigatória a apresentação do Registro Geral (RG) do responsável.

Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes?

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.

As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.

Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita.

Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.

Não é permitida a entrada de alimentos no hospital. Todo e qualquer alimento ofertado será providenciado pelo serviço de nutrição do PAI ZN.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

Quais os horários de visitas?

No ato da internação do paciente na enfermaria ou admissão no setor de observação do pronto atendimento, o acompanhante receberá orientações a respeito dos horários das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário, não será permitida a presença de visitantes nos setores

Horário de visitas

PRONTO SOCORRO:

– Diariamente em três horários:

Manhã: das 10:30h às 11:30h

Tarde: das 16:00h às 17:00h

Noite: das 20:00h às 21:00h

Serão permitidas duas pessoas por vez e não poderá haver revezamento. Em caso de intercorrências no pronto socorro a visita poderá ser suspensa e/ou atrasada.

ENFERMARIAS:

– Diariamente em três horários:

Manhã: das 11:00h às 12:00h

Tarde: das 15:00h às 16:00h

Noite: das 20:00h às 21:00h

Serão permitidas duas pessoas por vez e não poderá haver revezamento. Em caso de intercorrências no setor de internação (enfermaria) a visita poderá ser suspensa e/ou atrasada.

Preciso tomar algum cuidado especial quando estiver no Hospital?

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.

Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.

Como o Hospital irá avisar a data da alta hospitalar?

O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação; em horários de atendimento familiar agendados com a equipe multiprofissional ou durante os horários de visitas.

Preciso pagar pelos atendimentos no Hospital?

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.

Posso filmar ou fotografar?

É proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou indivíduo leigo, sem autorização expressa. Para realização de tais procedimentos, deve haver ciência e concordância do pacientes e seus familiares.

É proibido filmar e/ou fotografar as dependências e profissionais do hospital. Se tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.)

Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

O PAI ZN coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.). Um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.

O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 8 às 17:48 horas, de segunda a sexta feira. Finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pela equipe assistencial.

Formas de Contato:

– Caixa de Sugestão, localizada próximo ao serviço social do pronto atendimento; – Pessoalmente, na sala do S.A.U. (em frente a sala de espera do pronto atendimento); – Email: sau@paizn.spdm.org.br

– Telefone: (11) 2099-6099 Ramal 6121