Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte entende que tem grande responsabilidade com a questão ambiental. Em virtude disto, vem trabalhando para reduzir seus impactos, pois reconhece que os serviços de saúde são, de modo geral, grandes consumidores de recursos (água, energia, materiais, etc.).

A Segurança do Paciente e Preservação do Meio Ambiente são prioridades no Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte.

A Unidade possui equipe multiprofissional que realiza o mapeamento de possíveis riscos dos processos relacionando a assistência do paciente aos possíveis impactos ambientais para que medidas de prevenção possam ser tomadas no sentido de promover maior segurança.

Resíduos químicos

A unidade tem como consequência a geração de resíduos perigosos, como químicos e infectantes. Diante desse cenário, estruturas e processos foram adaptados, para que se tenham recipientes adequados para o descarte e armazenamento, sem risco de vazamento ou exposição ao colaborador e paciente.

Pela importância desses resíduos, a unidade investe em treinamentos, aos colaboradores para a correta coleta desses resíduos, utilizando equipamentos de proteção individual necessários e tomando conhecimento de como agir em caso de derramamento. A destinação final é a incineração em local licenciado pelo órgão ambiental.

Semana do Meio Ambiente

Preocupado com o bem-estar do colaborador do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte que está suscetível a diversos fatores constantes de um ambiente hospitalar, e buscando conscientizar a todos dos impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas na unidade, o setor de Segurança do Trabalho, com uma comissão de organização promovem o SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.